Fotógrafo santista lança livro sobre o Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil

22/10/2015 08:14:00

A obra é resultado de oito meses de viagens por todas as 19 localidades nacionais que integram o Patrimônio Material da Humanidade.

A partir das 19h da próxima sexta-feira (23), na livraria Martins Fontes, o fotógrafo Marcos Piffer lança o livro Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil: Suas Riquezas Culturais e Naturais. A obra é resultado de oito meses de viagens por todas as 19 localidades nacionais que integram o Patrimônio Material da Humanidade. Este título é concedido pela UNESCO para locais de singular importância natural, histórica ou arquitetônica, a serem preservados em todo o mundo.

Entre mais de 40 pousos e decolagens, viagens em carro e barco, o fotógrafo visitou todas as regiões brasileiras, a fim de capturar singularidades que tornam Patrimônios da Humanidade pontos como a Cidade Histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, e o paraíso natural de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Mais do que meramente registrar espaços, as imagens publicadas no livro, retratam a interação do ser humano com esses locais. Ao todo, foram feitos mais de oito mil registros, refinados pouco a pouco até as 180 fotos que integram a obra. 

O Patrimônio Cultural da Humanidade é formado também por itens imateriais como o Círio de Nazaré, festividade tradicional da cidade de Belém, no Pará. Estes estão representados em ilustrações do artista plástico convidado por Piffer, Paulo Von Poser. O texto é assinado pela Professora Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), museóloga e documentalista especializada em Gestão Museológica, Marilúcia Bottallo. 

A Deicmar, orgulhosamente, patrocina a obra que é uma realização da Editora Brasileira, em parceria com o Ministério da Cultura e com a Unesco. 

Sobre o autor:

Marcos Piffer é fotógrafo profissional desde 1989. Formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Gestão Ambiental, dedica-se a fotografar principalmente as cidades e a natureza. Além de professor em duas Universidades é autor de nove livros de fotografia, entre eles Patrimônio da UNESCO no Brasil, Flora – Inventário de Espécies da Mata Atlântica, Coffea – O Café no Brasil no Século XXI, Santos − Roteiro Lírico e Poético, Litoral Norte e Edifício Caetano de Campos. 

http://marcospiffer.com.br/


Serviço:

Lançamento do livro Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil: Suas Riquezas Culturais e Naturais
Data: 23.10.2015
Horário: 19h
Local: Livraria Martins Fontes, Av. Ana Costa, 530, Santos –SP



Fonte: Deicmar 
Foto: Marcos Piffer - Livro Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil: Suas Riquezas Culturais e Naturais